QUEDA DE CABELO (ALOPECIA)

Alopecia é o nome dado à queda anormal do cabelo, queixa frequente no consultório dermatológico, que afeta de forma considerável o bem-estar e a autoestima dos pacientes. Existem diversas causas para a queda capilar e diversos tipos de alopecias (doenças que afetam o couro cabeludo). A consulta especializada com um dermatologista é fundamental para diagnosticar as causas da perda capilar em cada caso.

As principais condições que provocam a queda dos fios são a Alopécia Androgenética (conhecida popularmente como calvície) e o Eflúvio Telógeno.

• A Alopécia Androgenética é uma doença de origem hereditária e hormonal, em que há a miniaturização dos fios e a perda parcial ou total do cabelo.
  • Já o Eflúvio Telógeno tem como causas fatores externos e pontuais, como o traumas físicos ou emocionais, deficiências nutricionais, doenças da tireóide, pós-operatório, puerpério, entre outros. Geralmente, a queda dos fios se inicia 2 a 4 meses após o fator desencadeante de forma intensa, mas os cabelos tornam a voltar ao aspecto normal de 3 a 6 meses.

Existem diversos tratamentos que podem controlar a queda capilar, como o uso de medicamentos tópicos e orais, a realização de mesoterapia ou microagulhamento no couro cabeludo e a aplicação de lasers ou luzes específicas.

Para descobrir qual o protocolo mais adequado no seu caso, é importante consultar um dermatologista e realizar a adequada investigação das causas do problema.

QUEDA DE CABELO (ALOPECIA) - Clínica Paias

QUEDA DE CABELO (ALOPECIA) - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias