OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma doença na qual ocorre a diminuição da densidade óssea no corpo. Com isso, o osso fica mais frágil, aumentando o risco de fraturas.

As causas da doença podem envolver fatores genéticos, nutricionais e hormonais (menopausa), estilos de vida, além da ocorrência de outras doenças que comprometam os ossos ou o uso de certos medicamentos.

A maioria dos portadores de osteoporose é assintomática. Quando presentes, os sintomas mais comuns da osteoporose são as dores da nas articulações e nos ossos. A doença pode se instalar em qualquer pessoa, mas existem alguns grupos com maior risco de desenvolver osteoporose:

1) pessoas que já sofreram múltiplas fraturas e mulheres que, na juventude, passaram períodos sem menstruar;

2) indivíduos com maus hábitos, que geralmente fumam, bebem muito e não praticam exercícios e

3) pessoas que consumiram pouco leite e derivados (cálcio) na fase de crescimento;

4) pacientes que fizeram uso de cortisona, hormônios da tireóide, anticonvulsivantes e imunossupressores depois de transplantes;

5) diabéticos ou pacientes que sofrem de insuficiência renal, cirrose ou hipertireoidismo;

6) pessoas em tratamento de osteoporose, reposição hormonal ou em fase de uso de medicamentos como o alendronato, calcitonina, ipriflavona, cálcio e vitamina D.

O tratamento da osteoporose visa controlar a doença e não curá-la. Os objetivos principais são controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. São diversas as opções de tratamento, como medicações específicas, reposição de estrogênio, suplementação de cálcio e vitamina D. A escolha do melhor tratamento depende de cada caso e das causas da osteoporose.

Além de tratar, é essencial prevenir a doença. A prevenção tem início na infância, por meio da formação de uma boa massa óssea, com a ingestão de laticínios ou alimentos ricos em cálcio, como brócolis, espinafre e peixes.

OSTEOPOROSE - Clínica Paias

OSTEOPOROSE - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias