OBESIDADE

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal. Geralmente, a obesidade é diagnosticada por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), em que se divide o peso (em Kg) do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o resultado deve ficar entre 18,5 e 24,9. Se o valor for de 25,0 a 29,9 é considerado o sobrepeso, e acima de 29,9 o indivíduo é dado como obeso. Quando a obesidade se instala, com o acúmulo de gordura muito acima do normal, ela pode ocasionar diversos problemas de saúde, como a hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.

As causas da doença são diversas. O excesso de gordura pode ter ligação com a genética ou estar relacionado com os maus hábitos alimentares. Além disso, a obesidade também pode ser causada por algumas disfunções hormonais.

TRATAMENTO

A principal maneira de tratar a doença é a mudança dos hábitos alimentares e a adoção de um estilo de vida menos sedentário. Com o apoio e acompanhamento médico especializado, os pacientes são instruídos para um tratamento com dietas individualizadas e a prática de atividades físicas.

Em alguns casos, faz-se o uso de medicamentos para contribuir no processo de mudança dos hábitos. É importante ressaltar que as medicações nunca devem ser usadas como única forma de tratamento. Algumas substâncias utilizadas atuam no cérebro e podem provocar algumas reações adversas, como: nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados, boca seca e intestino preso. Por isso, é essencial o acompanhamento médico durante todo o tratamento.

Em pacientes com obesidade mórbida, que não obtiveram sucesso nos tratamentos anteriores, pode-se realizar a cirurgia bariátrica. São várias as técnicas de cirurgia para a redução de estômago: Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática. A escolha do melhor procedimento cirúrgico dependerá do quadro do paciente, do grau de obesidade e de demais doenças relacionadas.

É importante ressaltar que a melhor forma de diminuir o número de pessoas obesas é por meio da prevenção desta doença. Por isso, é necessário criar a conscientização na sociedade, sobre a importância dos hábitos saudáveis desde a infância, com uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas regulares.

This error message is only visible to WordPress admins
Error: Connected account for the user clinicapaias does not have permission to use this feed type.
OBESIDADE - Clínica Paias
OBESIDADE - Clínica Paias

OBESIDADE - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias