HIPERTIREOIDISMO

Enquanto o Hipotireoidismo é a diminuição da produção de hormônios tireoidianos, o Hipertireoidismo consiste na disfunção que leva a superprodução hormonal, o que gera um aceleramento do metabolismo. Os principais sintomas da doença são: ansiedade, palpitação, agitação, tremores, suor em excesso e perda de peso.

São várias as causas que levam ao aumento da quantidade de hormônios da tireoide, como:

• Doença de Basedaw-Graves: Também chamada de Bócio Difuso Tóxico, trata-se de uma patologia autoimune, na qual a tireóide é estimulada por anticorpos a produzir mais hormônio.
  • Doença de Plummer: Bócio Nodular Tóxico, ou Doença de Plummer acontece quando um nódulo na tireóide passa a produzir hormônios em excesso.
  • Hashitoxicose: Nesta patologia a tireóide sofre uma destruição progressiva, causando a liberação de uma quantidade maior de hormônios para o sangue. Trata-se do início da doença de Hashimoto, principal causa de hipotireoidismo.
  • Ingestão de hormônios da tireóide: Ocorre quando há a alta dosagem de ingestão hormonal.

Existem vários tratamentos para o Hipertireoidismo, como os medicamentos antitireoidianos, a ingestão de iodo radioativo e, em alguns casos, a cirurgia de remoção da tireoide. Os medicamentos antitireoidianos tem a função de diminuir a quantidade de hormônio produzido pela tireoide. Nos casos em que for necessária a ingestão de iodo radioativo (pode ou não precisar de hormônio após), que leva à destruição da tireoide, e a cirurgia de remoção da glândula, os pacientes precisarão repor os hormônios tireoideanos, via pílulas, para o resto de sua vida, a fim de manter os níveis hormonais do organismo.

HIPERTIREOIDISMO - Clínica Paias

HIPERTIREOIDISMO - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias