HIPERPARATIROIDISMO

O Hiperparatiroidismo ocorre quando há o aumento da produção de paratormônio, provocando a hipercalcemia, ou seja, o excesso de cálcio na corrente sanguínea. Geralmente, a patologia não tem sintomas. No entanto, algumas pessoas podem apresentar fraqueza, falta de apetite, náuseas, intestino preso, confusão mental, depressão, muita sede e muita vontade de urinar. Existem dois tipos de hiperparatireoidismo: primário ou secundário. No primário, a causa do excesso de hormônio da paratireóide é sempre diretamente na glândula, enquanto no secundário alguma outra doença faz com que as glândulas paratireoides trabalhem a mais.

O adenoma (tumor benigno) de uma das glândulas paratireóides, é a causa mais frequente do Hiperparatiroidismo. O aumento glândulas da paratireóide, ou a hiperplasia primária das paratireoides, também pode ser um fator desencadeante da doença.

Para tratar o hiperparatiroidismo secundário é preciso saber qual o fator causador e eliminá-lo. O tratamento do hiperparatiroidismo primário geralmente é realizado por meio da cirurgia de extração de uma ou mais glândulas afetadas. Nos casos em que a causa da doença seja a hiperplasia das glândulas paratireoides, recomenda-se a extração de três delas e de parte da quarta, já que basta uma porção desta última para garantir a produção de níveis normais de paratormônio.

HIPERPARATIROIDISMO - Clínica Paias

HIPERPARATIROIDISMO - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias