DOENÇAS DA HIPÓFISE

A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro, responsável por produzir diversos hormônios, entre eles a corticotropina, o hormônio estimulante da tiróide, a foliculoestimulante e a luteinizante, que controlam a função de diferentes glândulas endócrinas. Quando não há o equilíbrio desta glândula, podem ocorrer algumas disfunções, como:

Hiperprolactinemia: quando há a produção em excesso de prolactina, que acarreta irregularidade menstrual (nas mulheres), infertilidade, redução da libido e impotência (nos homens), galactorréia (saída de leite pela mama).

Acromegalia: a Acromegalia resulta da produção excessiva do hormônio de crescimento. Quando ocorre na infância leva ao gigantismo. Em decorrência disto, a doença pode acarretar também diabetes, o aumento do coração, hipertensão e o aumento da tireoide.

Doença de Cushing: na doença ou Síndrome de Cushing é estimulada a superprodução de cortisol pelas glândulas adrenais, levando ao aumento de peso, afinamento da pele, estrias e etc.

Na maioria dos casos, as lesões da hipófise são causadas por adenomas (tumores benignos) que podem produzir hormônios em excesso ou não produzir nenhum hormônio. Os sintomas variam de acordo com a causa da doença. Nos casos das lesões funcionantes, ou seja, em que há a superprodução hormonal, o paciente pode apresentar vários sinais dependendo do hormônio que está sendo produzido em excesso. Quando não há nenhuma produção hormonal, no caso das lesões não funcionantes, a suspeita de lesão hipofisária é feita a partir de sintomas como cefaléia e alteração da visão.

O tratamento das doenças da hipófise depende da sua causa. Como os tumores são as lesões mais comuns, a cirurgia é o procedimento mais indicado em boa parte dos casos. No entanto, em alguns tumores, o tratamento com medicamentos pode ser mais eficaz que a cirurgia. A radioterapia é outra opção que pode ser considerada para o controle do crescimento do tumor, nas situações em que os tumores são mais agressivos e invasivos.

DOENÇAS DA HIPÓFISE - Clínica Paias

DOENÇAS DA HIPÓFISE - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias