DISLIPIDEMIA

A Dislipidemia é uma condição relacionada ao aumento de lipídios (gorduras) no sangue. O colesterol e triglicérides são algumas destas gorduras que, quando têm níveis elevados na corrente sanguínea, podem ocasionar o aparecimento da arteriosclerose, ou o depósito de placas de gordura.

As dislipidemias tem duas causas principais:

  • Dislipidemias primárias: têm origem genética. No entanto, os maus hábitos do dia a dia (sedentarismo e a má alimentação) podem desencadear seu surgimento.
  • Dislipidemias secundárias: são originárias de outras doenças, como diabetes mellitus, obesidade, hipotireoidismo, insuficiência renal, síndrome nefrótica, doenças das vias biliares, síndrome de Cushing, anorexia nervosa e bulimia , entre outras. Pode também estar associada ao uso de medicamentos, como diuréticos em elevadas doses, β-bloqueadores, medicamentos de tratamento de acne, terapia de resolução hormonal, anticoncepcional oral, entre outros.

TRATAMENTO

O tratamento desta condição pode ser feito via medicação, com remédios que visam reduzir o LDL-C (“colesterol ruim”). No entanto, para que o tratamento seja eficaz, é imprescindível que o paciente mude os hábitos alimentares e pratique exercícios físicos regularmente.

A terapia nutricional se faz necessária para evitar o consumo excessivo de gordura e o conseqüente acúmulo de lipídios nas paredes vasculares. Algumas recomendações alimentares são: diminuir a quantidade de alimentos de origem animal, maior ingestão de alimentos com Ômega-3 (peixes de água fria e óleos de soja e canola) e ingestão de vegetais e fibras solúveis. Além disso, a prática regular de exercícios físicos previne a formação das placas de gordura, melhora a condição cardiovascular e diminui a obesidade e o estresse.

This error message is only visible to WordPress admins
Error: Connected account for the user clinicapaias does not have permission to use this feed type.
DISLIPIDEMIA - Clínica Paias
DISLIPIDEMIA - Clínica Paias

DISLIPIDEMIA - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias