DIABETES TIPO 2

O diabetes tipo 2 é uma doença que afeta a forma como o organismo metaboliza a glicose. Ao contrário dos pacientes acometidos com diabetes tipo 1, as pessoas com diabetes tipo 2 conseguem produzir a insulina, mas tendem a criar uma resistência a este hormônio, fazendo com o corpo não responda da forma como deveria à ação da insulina. É possível também que alguns pacientes diabéticos do tipo 2 não produzam a quantidade suficiente de insulina para suprir as demandas do seu corpo. Qualquer pessoa pode ter diabetes tipo 2, mas algumas condições aumentam o risco, como a obesidade e o sobrepeso, histórico familiar, o sedentarismo, a hipertensão, o consumo elevado de álcool e triglicerídeos, entre outros.

Geralmente, as pessoas não apresentam sintomas aparentes no inicio da doença. Os primeiros sinais, que podem aparecer após anos, são: feridas que não cicatrizam, vontade de urinar constante, formigamento nos pés, alterações na visão, infecções frequentes, fome e sede constantes.

O Diagnóstico da patologia depende dos mesmos exames da Diabetes tipo 1: a Glicemia de jejum, que mede o nível de açúcar no sangue em determinado momento; a Hemoglobina Glicada, que mostra a média de concentrações de glicose no sangue nos últimos 3 meses; e a Curva Glicêmica, que mede a velocidade com que o corpo consegue absorver a glicose após a ingestão.

Para tratar o tipo 2 da Diabetes, é preciso baixar os níveis de glicose no sangue do paciente e tomar cuidado com possíveis complicações. A prática de atividade física, sempre com o acompanhamento multidisciplinar, é essencial no tratamento da doença, para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue controlados. Assim como no tipo 1, as pessoas acometidas pelo diabetes tipo 2 devem evitar os açúcares e carboidratos simples, devido ao alto índice glicêmico desses alimentos. Manter hábitos saudáveis, cortando o cigarro e evitando bebidas alcoólicas também é altamente recomendado para os pacientes diabéticos.

As medições de glicose no sangue são realizadas regularmente, com o auxílio de um glicosímetro. Existem várias opções de medicamentos para os diabéticos do tipo 2. No entanto, Somente um médico endocrinologista poderá avaliar e dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

DIABETES TIPO 2 - Clínica Paias

DIABETES TIPO 2 - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias