DIABETES TIPO 1

O Diabetes tipo 1 ocorre quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, devido a destruição autoimune de suas células. A insulina é responsável por levar o açúcar do sangue às células, onde a glicose é estocada e usada como fonte de energia. O pâncreas de quem tem Diabetes tipo 1 não consegue produzir esse hormônio, em decorrência de um defeito do nosso sistema imunológico, que faz com que anticorpos ataquem as células que produzem a insulina.

Cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes possuem o tipo 1, sendo que a maior parte dessas pessoas é diagnosticada na infância ou adolescência. A causa da doença está relacionada, principalmente, à herança genética, mas pode ter relação com outros fatores, como infecções.

Os principais sintomas da doença são a vontade de urinar diversas vezes ao dia, fome frequente, perda de peso, fraqueza, mudanças de humor, sede constante entre outros. Na Diabetes tipo 1, os sintomas costumam se instalar rapidamente, diferente da Diabetes tipo 2, na qual os sinais aparecem aos poucos. O Diagnóstico da patologia pode ser feito por meio de três exames: a Glicemia de jejum, que mede o nível de açúcar no sangue em determinado momento; a Hemoglobina Glicada, que mostra a média de concentrações de glicose no sangue nos últimos meses; e a Curva Glicêmica, que mede a velocidade com que o corpo consegue absorver a glicose após a ingestão.

Para o tratamento correto do diabetes tipo 1, os pacientes devem manter hábitos saudáveis, como alimentação correta, acompanhada por um nutricionista, e a prática de exercícios físicos. As pessoas que têm a doença devem evitar os açúcares simples presentes nos doces e alguns carboidratos, como massas e pães, já que esses alimentos possuem um índice glicêmico muito alto. Além disso, o controle da glicemia e a aplicação da insulina são fundamentais. Todos os portadores de diabetes tipo 1 precisam tomar insulina diariamente, sendo que a medicação é aplicada no tecido subcutâneo, logo abaixo da pele. É necessário o autoexame para verificar a glicose em casa, com o auxílio de um glicosímetro, dispositivo que mede a concentração exata de glicose no sangue.

DIABETES TIPO 1 - Clínica Paias

DIABETES TIPO 1 - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias