DIABETES GESTACIONAL

O Diabetes Gestacional é uma doença caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, durante a gravidez. Geralmente, a patologia se cura logo após o parto. No entanto, as pacientes que já tiveram correm maior risco de desenvolver o diabetes tipo 2. As causas deste tipo de Diabetes ainda não foram totalmente esclarecidas. Sabe-se que, durante a gravidez, é normal a placenta produzir hormônios que dificultam a ação da insulina nas células. Quando há a Diabetes Gestacional, o pâncreas não é capaz de vencer esta resistência imposta à insulina e ocorre aumento do açúcar no sangue em um nível que pode afetar o desenvolvimento e bem estar do bebê, além de aumentar os riscos de complicações para a mãe.

A doença geralmente não apresenta sintomas, por isso é tão importante um acompanhamento e a realização de exames periódicos durante toda a gravidez. O Diabetes Gestacional normalmente é diagnosticado entre a 24ª e 28ª semanas de gravidez, quando a resistência à insulina tende a atingir seu pico. Os exames realizados para o diagnóstico são: a Glicemia de jejum, que mede o nível de açúcar no sangue em determinado momento e a Curva Glicêmica, que mede a velocidade com que o corpo consegue absorver a glicose após a ingestão.

TRATAMENTO

Para tratar o diabetes gestacional, é primordial fazer mudanças nos hábitos do dia a dia, como controlar a alimentação. Uma dieta saudável inclui frutas, legumes e grãos integrais e reduz a quantidade de carboidratos refinados, incluindo doces.

É muito importante monitorar os níveis de açúcar no sangue, diariamente. Em alguns casos, o médico especialista poderá receitar medicações, como a insulina, para o controle da doença.

This error message is only visible to WordPress admins
Error: Connected account for the user clinicapaias does not have permission to use this feed type.
DIABETES GESTACIONAL - Clínica Paias
DIABETES GESTACIONAL - Clínica Paias

DIABETES GESTACIONAL - Clínica Paias siga a gente no instagram @irmaspaias